Junção de formulação aniônica com composto catiônico: estudo de preservação para aplicações de cuidados com os cabelos

No processo de desenvolvimento de novos produtos cosméticos, o formulador escolhe diferentes tipos de moléculas para montar a fórmula, considerando funcionalidade, compatibilidade e atividade.

Os surfactantes são um componente chave nos detergentes com enxágue, os mais comumente usados são os surfactantes aniônicos.

Quando oferecido um sistema de preservação de natureza catiônica, mesmo formuladores experientes, levantam preocupações sobre o aspecto de compatibilidade em meio aniônico. A questão mais imediata é: o sistema preservativo manteria sua eficácia em uma fórmula aniônica?

Diversos estudos foram realizados nos últimos anos sobre a interação entre polímeros catiônicos e surfactantes aniônicos. Os estudos abordam as questões relativas ao impacto dos tais ingredientes no desempenho da fórmula (1).

Os Laboratórios Sharon exploraram este assunto, do nosso ângulo: eficácia antimicrobiana.

Duas novas linhas de preservação com perfil catiônico, Sharomix™ Amplify e SharoSENSE™ Plus foram colocadas em teste.


O estudo avaliou o comportamento da solução preservativa da natureza catiônica, tanto em formulações de cosméticos aniônicos como não-iônicos, por sua atividade antimicrobiana.

 

  • Uma fórmula de detergente líquido à base de surfactante aniônico (SLES & CAPB) (veja tabela 1) preservada por Sharomix™ Amplify 24 (lista INCI: Metilpopandiol, Caprililglicol, Poliquatérnio-80 e Didecyldimoniom Chloride), em um nível de uso de 0,5%. Esta solução “livre de fenoxietanol” contém, em essência, dois elementos catiônicos incorporados em meio aniônico forte.

 

 

·     Fórmula creme facial neutra (ver tabela 2) baseada no emulsificante não-iônico Glucosídeo cetearil e Álcool cetearil (HLB = 10), Triglicerídeos Cáprico Caprílico e Ceteareth-20, preservada por 0,5% de Sharomix™ Amplify 24.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O desempenho do sistema de preservação Sharomix™ Amplify permaneceu alto nas duas fórmulas avaliadas

Desempenho antimicrobiano superior também foi demonstrado pela linha SharoSENSE™ Plus. 

Enquanto o Sharomix™ AM24 contém Caprilil Glicol como um impulsionador, o SharoSENSE™ Plus, composto por Maltol e uma variedade de potenciadores catiônicos (Poliquatérnio-80, Poliquatérnio-2, Didecyldimoniom Chloride) traz ao cliente uma solução "livre de solvente". A essência da eficácia de preservação do SharoSENSE™ Plus é a sinergia entre seus componentes.

Os resultados de testes de desafio comparativos mostram que a solução preservativa de natureza catiônica mantém o desempenho e não foi impactada negativamente pelo tipo de fórmula aniônica, como pode ser visto na tabela abaixo.

A composição do sistema do conservante e o nível de ingrediente catiônico foram cuidadosamente projetados em ambos os sistemas conservantes, para permitir o melhor desempenho antimicrobiano, sem interrupção da fórmula.

(1)    Uma revisão da tecnologia de surfactantes de xampu: benefícios ao consumidor, matérias-primas e desenvolvimentos recentes.

International Journal of Cosmetic Science, 2018, 40, p. 16–30

 

 

To learn more:

SharoSENSE ™ Plus 

Sharomix™ Amplify

 
Search by Application
Search By Products